Praia da Pinheira - AS TAINHAS QUEREM CHEGAR, MAS O CLIMA NÃO ESTÁ AJUDANDO!

Lélio Cesar








A linda e bucólica Praia da Pinheira anda meio sem brilho nos últimos dias. O ar está pesado (em que pese a constante e forte ventania) o clima sisudo, os pescadores, donas de casa, comerciantes e povo em geral estão meio imobilizados, estampando nos rostos ares de preocupação. Os joguinhos de dominós e damas na pracinha, reunindo pescadores e amigos, regados a uma boa cervejinha, não mostram aquela alegria habitual, estão sem entusiasmo. E no ar percebe-se apenas uma grande expectativa: o tempo vai melhorar? Quando? A Prefeitura vai consertar os estragos? Quando? A chuva vai parar?
Esta situação deve ser passageira e tem uma explicação. Nos últimos trinta dias a natureza resolveu castigar pra valer a bucólica Pinheira:
- ao invés do sol límpido e brilhante, tempo fechado, chuvas fortes e constantes e até um violentíssimo ciclone;
- ao invés de águas calmas, claras e límpidas, o mar encapelado, bravo, com ondas agitadas, altíssimas e fortes ressacas castigando e mudando a paisagem das praias;
- os pescadores não podem se lançar ao mar, porque o tempo não favorece, as ondas tornam cada saída uma aventura cheia de perigos e incertezas. Não indo ao mar, não há peixe; não havendo peixe, não há comércio, não havendo comércio, o dinheiro não circula; não havendo peixe nem comércio, a comida também precisa ser racionalizada.
Segundo os moradores mais antigos, a tempestade (ciclone) que se abateu sobre a Pinheira há alguns dias foi uma das maiores já acontecidas em sua história. Alguns antigos sequer tinham visto algo igual. As ruas ficaram totalmente alagadas, os estragos provocados pela enxurrada não foram pequenos, para todo lado se vê suas conseqüências. As belas Praias de Cima e Praia de Baixo perderam, temporariamente, um pouco de seu brilho e de sua exuberância.

ONDE ESTÁ O PODER PÚBLICO?

A Praia da Pinheira, assim como a Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Praia do Maço e até a Guarda do Embaú são bairros do município de Palhoça. Mas parece que as autoridades de Palhoça (0 29º município em crescimento do Brasil, ufanam seus dirigentes) – Prefeito, Secretários Municipais e Assessores, Vereadores e outras autoridades, não estão nem aí para a Pinheira! Só dão um pouco de atenção mesmo em época de eleições. Uma visão obtusa, pequena, curta, de uma região que, se atendida com inteligência, poderá se transformar num grande pólo de atração de investimentos e renda para o Município.
Ora, se a própria Prefeitura pouca liga para seus bairros, o que esperar do Governo do Estado?
Então o que temos?
- quando há um estrago ou um grande estrago – vide a rua ao lado da pracinha que dá acesso à Praia de Baixo – o povo tem de aguardar com muita paciência para que um dia, sabe-se lá quando, uma autoridade resolva tomar providência;
- pontos de ônibus perdem as coberturas e ficam meses sem reposição. O povo? Ora, o povo não tem guarda-chuvas? Ele que os use...
- as ruas ficam esburacadas, poças d’água se formam, tomam conta das ruas e permanecem dias, meses, sem solução;
- parte do calçamento de ruas se perde com a enxurrada e nada é feito durante muito tempo;
- bueiros entopem, a água corre a céu aberto pelas ruas destruindo o calçamento por dias e dias e nada de providências;
- se algum morador tem a rua danificada em frente sua casa impedindo sua locomoção – entrada e saída de casa - ele que se vire para consertar, porque se esperar pelo poder público vai dormir na rua;

A PESCA
A atividade econômica básica da Praia da Pinheira é a pesca.
Diariamente temos oportunidade de compartilhar com os pescadores locais a sua chegada à praia trazendo o produto do trabalho realizado pela madrugada. Algumas horas antes, eles vão ao mar e instalam suas redes em locais estratégicos.

Pela madrugada, a partir da 4 horas, os pescadores voltam ao mar para realizar o trabalho de pesca propriamente dita (que curiosamente eles chamam de “matar o peixe” ao invés de “pescar o peixe”) e a partir das 7 horas da manhã, se prolongando até perto das 11 horas, eles retornam.
Na praia cada pescador tem seu ponto definido e suas bancas – pequenas mesas rústicas - para a limpeza e venda do pescado. Tudo bem simples e rústico, sem quiosques ou salas de comércio. As pessoas que estão na praia aguardando a chance de comprar peixe fresco, se envolvem no processo e ajudam no trabalho de retirada do barco da água até colocá-lo no local certo, na areia.
A natureza é sábia e o mar generoso. Nas mesinhas dos pescadores se compra peixe da melh
or qualidade – robalo, anchova, abrótea (o bacalhau norueguês), pescada, linguado, papa-terra, cação, peixe-espada e outras variedades, com o preço variando entre três a cinco reais o quilo do peixe bruto, sem limpar. Você compra o peixe bruto e o leva limpo, trabalho realizado com agilidade e competência pelo próprio pescador. Mas você pode comprar também o filé, este, um pouco mais caro, variando entre seis a oito reais o quilo.

Pois bem, tudo isto está absolutamente parado, porque o clima não está permitindo que os pescadores trabalhem e quando permitir, ele terá ainda de esperar pelas providências das autoridades para consertar os estragos feitos pelos últimos aguaceiros que não foram para brincadeira não.

A TAÍNHA
Dentro de todo o processo produtivo da Praia da Pinheira, ganha espaço e importância a pesca da TAÍNHA. Além de se constituir em importante atividade econômica que proporciona substancial receita financeira ao pescador e abastecer suas famílias por algum tempo com alimentação sadia, a pesca da tainha é uma atração à parte neste recanto dos mais bucólicos do litoral de Santa Catarina. O espetáculo proporcionado pela tainha é deslumbrante.
A “Pinheira” é uma autêntica “aldeia de pescadores” com grande influência portuguesa, da Ilha dos Açores, onde estão presentes costumes e práticas centenárias que vêm desde os tempos da colonização. A praia nada mais é que um bairro do município de Palhoça, distante 40 quilômetros de Florianópolis. Chega-se até ela pela BR- 101, que liga Florianópolis a Porto Alegre. Sua população é de aproximadamente quatro mil habitantes, a maioria constituída por pescadores.
O espetáculo proporcionado pela pesca da tainha no final do outono (mês de maio) e início de inverno (mês de junho) é uma atração tu
rística, com ampla cobertura da mídia, principalmente através da televisão.
Foto de Fávio Santos

Mas as Tainhas não estão conseguindo chegar. Todos estão apreensivos, pescadores e população em geral. Diariamente todos olham para o céu e se perguntam: “será que vai melhorar?”
Para que a tainha chegue é preciso que o clima esteja frio e o vento-sul sopre pra valer trazendo os cardumes para as pedras próximas à praia. Aí o pescador faz a sua festa.
Resta então não perder as esperanças. É preciso orar, rezar forte e esperar que o Criador tome as providências para que o tempo melhore e as tainhas venham, não só para trazer recursos para esta gente e o alimento necessário, mas também a alegria do espetáculo da captura de milhares e milhares de tainhas, toneladas de peixes, neste que é um dos mais lindos recantos de Santa Catarina.
Foto de Flávio Santos

VAMOS CUIDAR DA SAÚDE, PARCEIRO?

PUBLICADA NO JORNAL “O GLOBO"

Assunto: Repelente contra a Dengue (uma gota no braço e perna).

Tudo é válido na luta contra o mosquito.
Estou repassando, por entender tratar-se de uma solução fácil para um problema que vem se arrastando e adoecendo tantas pessoas. Se for possível, repassem.
Como sabem, com tanta chuva, está sendo impossível controlar poças d'água e criadouros.
Estou fazendo um trabalho de formiguinha e está dando certo.
Este repelente caseiro é preparado com ingredientes de grande disponibilidade, é fácil de preparar em casa, tem aroma agradável e é econômico.
Em contato com várias pessoas tenho notado que não se protegem, mas reclamam que crianças estão cheias de picadas.
Já distribuí 500 frascos como amostra e as pessoas estão aderindo.
Mas, sou sozinha e trabalho com recursos próprios. Devido ao grande número de casos de dengue, não consigo abranger o ideal.
Gostaria que a SUCEN sugerisse aos municípios distribuir este repelente (numa emergência) nos bairros carentes com focos da dengue, ensinando o povo para futuramente preparar e usar diariamente como se usa sabonete e pasta de dente. Isto protegeria as pessoas e ao mesmo tempo, diminuiria a fonte de proteína do sangue humano para o “AEDES” maturar seus ovos, atrapalhando assim a sua proliferação.
Não acham que qualquer ação que venha a somar nesta luta deveria ser bem vinda?


DENGUE I:
FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:

- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 Gr);
- 1 vidro de óleo de nenê (100 ml.)

Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo.

O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue e assim ele não consegue maturar os ovos. Isto atrapalha a postura e diminui gradativamente a sua proliferação. A comunidade toda tem de usar, como num mutirão.

Não forneça sangue para o AEDES AEGYPTI!

Ioshiko Nobukuni (sobrevivente da dengue hemorrágica).


"AEDES AEGYPTI"

"AEDES AEGYPTI"
O mosquito mau-caráter e perigoso!

COTIDIANO!!!!

COTIDIANO!!!!
Os pombos de Londrina estão ficando tristes com o corte das árvores do Bosque...

CURIOSIDADES!

CURIOSIDADES!

AZULEJO DE TOLEDO!

Este é o famoso azulejo de Toledo!

Para que não tenham dúvidas... Esta é a sua tradução para português:


- A SOCIEDADE É ASSIM:

- O POBRE TRABALHA,

- O RICO EXPLORA-O,

- O SOLDADO DEFENDE OS DOIS,

- O CONTRIBUINTE PAGA PELOS TRÊS,

- O VAGABUNDO DESCANSA PELOS QUATRO,

- O BÊBADO BEBE PELOS CINCO,

- O BANQUEIRO ESFOLA OS SEIS,

- O ADVOGADO ENGANA OS SETE,

- O MÉDICO MATA OS OITO,

- O COVEIRO ENTERRA OS NOVE,

- E O POLÍTICO VIVE DOS DEZ !




LARGA O OSSO, SARNEY....

LARGA O OSSO, SARNEY....
Até quando?

SAÚDE FÍSICA E MENTAL!

SAÚDE FÍSICA E MENTAL!

ALERTA TERAPÊUTICO!

Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico.
A enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a “criança interna” tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.
O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver.
E as dores caladas? Como falam em nosso corpo?
A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção.
O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos, existem semáforos chamados Amigos, luzes de precaução chamadas Família, e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão, um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado FÉ, Abundante combustível chamado Paciência.
Mas principalmente um maravilhoso Condutor chamado
DEUS.


A VIDA EM CINCO GARRAFAS!!!

A VIDA EM CINCO GARRAFAS!!!

UM DIA A GENTE ENTENDE...

- Que envelhecer não significa deixar de ser criança.

- Que o silêncio é a melhor resposta quando ouvimos uma bobagem.

- Que ganhar dinheiro não é prioridade em toda profissão.

- Que os sonhos estão aí para serem alcançados.

- Que amigos a gente conquista mostrando o que somos.

- Que os verdadeiros amigos estão ao nosso lado até o fim.

- Que a maldade muitas vezes se esconde atrás de uma bela face.

- Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela.

- Que quando pensamos saber tudo descobrimos que temos muito a aprender.

- Que a natureza é a coisa mais bela da vida.

- Que amar significa se dar por inteiro.

- Que um só dia pode ser mais importante do que muitos anos.

- Que se pode confessar com a lua.

- Que é possível viajar além do infinito.

- Que ouvir uma palavra de carinho faz bem a saúde.

- Que um gesto de amor sempre aquece o coração.

- Que o julgamento alheio não é importante.

- Que devemos ser criança a vida toda.

- Que é preciso cultivar a paz interior.

- Que sonhar é preciso.

- E que o mais importante de tudo.... é que somos livres para nossas escolhas.

Aproveite ao máximo cada instante de sua vida, pois ela é única.

ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ ( SALMO 37: 5 )


CULTURA (IN) ÚTIL!

CULTURA (IN) ÚTIL!
Hércules, filho bastardo de Zeus, que deu origem ao termo ANFITRIÃO

ANFITRIÃO

O SIGNIFICADO da palavra ANFITRIÃO

Na mitologia grega, Anfitrião era marido de Alcmena, a mãe de Hércules.

Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas, Zeus tomou a sua forma para deitar-se com Alcmena, e Hermes tomou a forma de seu escravo, Sósia, para montar guarda no portão.
Com a gravidez de Alcmena, uma grande confusão foi criada, pois, evidentemente, Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa. No fim, tudo foi esclarecido por Zeus e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma mulher escolhida do deus.
Daquela noite de amor nasceu o semideus Hércules. A partir daí, o termo Anfitrião passou a ter o sentido de "Aquele que recebe em casa".
Portanto, ANFITRIÃO é sinônimo de CORNO MANSO e FELIZ!

RESUMINDO:QUANDO DISSEREM QUE VOCÊ É UM BOM ANFITRIÃO FIQUE DE ORELHA EM PÉ.

Cultura demais nem sempre é boa coisa!

Para amenizar a situação, vai aí um cadinho da filosofia mineira para servir de contra-ponto à história original do anfitrião:

A N F I T R I Ã O
“Se um dia você pendê
Pras bandas do meu sertão,
Lá em casa, a casa é sua,
Cum carne gorda e pirão,
Cum rapadura do brejo,
Manguzá e requeijão.
Tem lá um criado às orde,
Pra selá seu alazão,
Tem uma rede lavada,
Uma esterinha no chão,
Uma viola afinada,
Pra gemê nas suas mão,
Um oratório de santo,
Pra ouvi suas oração.
E UMA MUIÉ PRA LHE SERVI,
NUMAS COISAS...
E NOUTRAS, NÃO...

CRÔNICA

CRÔNICA
Wilma de Oliveira Cezar - Março 2007

LONDRES - LONDRINA

Foi legal a pescaria no Tibagi. Acho que não devia ter dormido nesse barranco.

Ta levantando uma névoa danada no meio desse rio e daqui a pouco não vou enxergar mais nada. Pego minhas tralhas e amanheço no meu apartamento quentinho na Avenida Paraná. O diacho! Que névoa mais besta! Quero ir para a estrada e não a estou vendo. Parece que tem alguém chegando pelo rio. E em um bote!

Isso é coisa de louco. Quem vem na frente é um moço loiro, forte, com amigos. Isso mesmo. Sete homens falando em inglês.

Só que estranho, estou entendendo tudo. Não sabia que meu inglês era tão bom assim. Deixa ver se entendo direito:-

“... parece que trouxemos Londres para cá. O fog é idêntico. Aliás, vamos fazer no meio dessa mata virgem uma grande cidade que chamaremos de Londrina. Vamos lotear, vender a terra, divulgando mesmo em São Paulo e todos vão querer comprá-la. Essa terra-roxa é a base da riqueza para todos. Quem sabe teremos até mesmo café para exportação. Faremos um traçado urbanístico grandioso e uma praça central com os gramados e vielas formando a bandeira da Inglaterra. Também teremos nossa “Casa Sete” onde moraremos e daremos grandes festas que manterão a tradição de nossa pátria. Teremos quadras de tênis e moças inglesas para conversarmos. Não teremos muito envolvimento com os nativos. Somente no campo profissional. Já que somos “gentlemans” e “lords” acostumados com a etiqueta da corte”.

Ouvi tudo mudo de espanto e tratei de chegar à estrada. Mas, cadê o asfalto? É só barro, muito barro. Gruda nos pés, nos carros, nos caminhões. Agora que estou vendo que os caminhões que conseguem passar nessa barreira têm os pneus envolvidos em grossas correntes. Que coisa! Até as pessoas tem correntes nos sapatos para não caírem!



Haruo Ohara registrou o incrível ballet no barro da terra-rôxa, num trecho da Rua Maranhão! (Mas vai aí uma correção: segundo meu amigo Ivanir Esteves, o "Bôca", que nasceu por ali e vive no trecho desde que Londrina existe, o local correto é a antiga Avenida Paraná (hoje Celso Garcia Cid) esquina com Rua Brasil. Fica aí o registro, amigo Boca).

Mas para onde vão indo? Com essa neblina!? Já estou vendo luzes espalhadas. Parece que são lamparinas! E as casas são feitas de palmito e cobertas com pequenas tabuinhas. Isso acontecia na década de 1930. O que está acontecendo comigo? Voltei no tempo?

Vejo por aqui muito bicho, muito morcego e pássaros que cruzam o espaço escurecendo ainda mais o céu. Vejo em meio à névoa um menino. Tem uma mochila nas costas e está perguntando:

-“Conhecem meu irmão? Onde posso encontrá-lo?”

-“Ande duas horas por essa trilha sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda. Ali encontrará seu irmão criando porcos”.

Sei do que estão falando. Trata-se da Mata do Godoy, a última reserva florestal ao norte do Paraná e que foi preservada por esse menininho que, em meio a um incêndio na floresta, salvou um veadinho e jurou que em suas terras não haveria queimadas.

(O menino era o pioneiro Álvaro Godoy, aos 14 anos de idade, procurando pelo irmão, Olavo Godoy).

O que mais tenho a ver antes que esse pesadelo acabe?

A névoa está sobrevoando a cidade. Pairou agora sobre o Museu Pe. Carlos Weiss. É ali que está nossa história. É ali que os pioneiros se reúnem para lembrar, resgatar a história que repassam às crianças.

Parece que a névoa está levantando e deixando ver o lago Igapó, o Paço Municipal, as avenidas, os prédios, igrejas, universidades, faculdades, hospitais, o povo.

Consigo ver as marcas que estas pessoas deixaram nessa Londres-Londrina.

Não sei se foi um sonho, um pesadelo, ou privilégio de ter vivenciado por um breve período a história viva dessa grande cidade.

Talvez seja saudade, que cria vida em nossa imaginação, onde tudo é possível.

Mas, de uma coisa tenho certeza, nunca mais vou pescar sozinho no Rio Tibagi.


A autora desta crônica, Wilma de Oliveira Cezar, é minha cunhada, viuva de meu irmão Newton Cezar.
Ela mora atualmente em Santo André, SP, é formada em Biblioteconomia pela UEL e em Londrina foi criadora e coordenadora do Projeto Cuco - Projeto Cultural Comunitário do Museu Pe.Carlos Weiss.


VAMOS CUIDAR DA SAÚDE, PARCEIRO!

VAMOS CUIDAR DA SAÚDE, PARCEIRO!

DOENÇAS SILENCIOSAS

DOENÇAS SILENCIOSAS
Nadinha

(Pesquisa obtida através da Internet)

Doenças silenciosas são aquelas que as pessoas adquirem ao longo de um período de tempo por causa do que fazem, do que comem e do modo que levam suas vidas.

Buscar prevenir o que é aparentemente invisível, mas muito provável de ocorrer em um período de tempo, é a principal parte do desafio das
doenças silenciosas..



A principal contribuição para as doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, é a falta de atividade física. Estima-se que a combinação de uma dieta inapropriada com inatividade física e uso de fumo, seja a causa da elevação para 80% (oitenta por cento) dos casos de doença coronária prematura.

Em países tão diversos como a China, Finlândia e Estados Unidos, estudos têm demonstrado que até mesmo mudanças relativamente modestas no estilo de vida são suficientes para prevenir o desenvolvimento de quase 60% (sessenta por cento) dos casos de diabetes tipo 2. É como se um terço dos casos de câncer possa ser prevenido pela manutenção de uma dieta saudável, do peso normal e da
prática da atividade física ao longo da vida.

A inatividade também aumenta substancialmente o risco de hipertensão, desordem lipídica, osteoporose, depressão e ansiedade.

A atividade física pode ser um meio prático para alcançar numerosos benefícios, quer direta ou indiretamente. Ela pode reduzir as taxas de violência entre os jovens, promover estilos de vida sem a utilização do fumo, e diminuir outros comportamentos de risco tal como sexo inseguro ou uso de drogas ilícitas. A atividade física
pode também reduzir sentimentos de isolamento e solidão entre pessoas idosas e aumentar sua capacidade física e mental.



atividade física com alegria...
POR QUE A ATIVIDADE FÍSICA É IMPORTANTE PARA MINHA SAÚDE?

A atividade física regular moderada é uma das maneiras mais fáceis para melhorar sua saúde e mantê-la em bom estado. Ela ajuda a prevenir e controlar certas doenças tal como, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e osteoporose.

Ser fisicamente ativo aumenta seu nível de energia, ajuda a reduzir o estresse, os níveis prejudiciais de colesterol e pressão sanguínea. Também diminui o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.

A atividade física regular promove crescimento e desenvolvimento saudável da criança e do jovem. Ainda aumenta a confiança, autoestima e sentimento de autoeficácia.



Varrer a casa....
O QUE SIGNIFICA ATIVIDADE FÍSICA?

Atividade física é qualquer movimento corporal que resulta em um gasto de energia (queima de calorias).

É simplesmente se movimentar!

Quando você caminha, joga, faz jardinagem, pinta, anda de skate, limpa a casa, dança ou sobe escadas, você está fazendo atividade física.


Caminhar para o trabalho...
QUANTA ATIVIDADE FÍSICA EU PRECISO FAZER PARA MELHORAR E MANTER MINHA SAÚDE?

Trinta minutos de atividade física moderada, todos os dias, é a quantidade mínima exigida para uma saúde física e mental aumentada, assim como para a prevenção de doenças.

Para aqueles que contam calorias, isso se traduz em gastar cerca de 150 calorias por dia. Contudo, realmente não há necessidade de calcular calorias.

A fórmula é simples:
30 minutos de atividade física ao longo de cada dia.

Isto pode ser traduzido em descer do ônibus dois pontos antes de chegar ao trabalho para uma caminhada de 20 minutos e, mais tarde, descer um ponto antes no caminho de volta para casa para outra caminhada de 10 minutos.

Ou 10 minutos limpando a casa duas vezes ao dia, mais 10 minutos de jardinagem.

Ou ainda, uma partida de basquete de 30 minutos ou uma dança com seus irmãos, irmãs, amigos ou crianças.




A atividade física caseira é importante...mas não vale tapear...

HIPERTENSÃO

Vamos dar continuidade ao tema DOENÇAS SILENCIOSAS, que são aquelas adquiridas ao longo de um período de tempo por causa do que fazemos, comemos e do modo de vida que levamos, além de fatores genéticos e hereditários. Comprometemo-nos a abordar cada qual em sua especificidade e nesta edição o tema será HIPERTENSÃO.

A hipertensão é conhecida como assassino silencioso, pois normalmente não apresenta sintomas. Em alguns casos, a pessoa hipertensa pode sentir dor de cabeça, tontura ou um mal-estar, mas geralmente quando a pessoa sente alguma coisa, a pressão alta já danificou o seu organismo.

O que é hipertensão?

Hipertensão é o termo médico usado para pressão arterial elevada. É definida no adulto como uma pressão arterial maior que 140 mmHg para pressão sistólica e 90 mmHg, para pressão diastólica.

Quando uma pessoa tem hipertensão, os seu vasos sanguíneos se contraem e diminuem, forçando o coração a trabalhar mais para movimentar o sangue através do corpo. Este processo pode facilitar o depósito de gordura (colesterol) nas paredes das artérias, levando à arteriosclerose e eventualmente ao infarto e derrame.

O que é pressão arterial?

Enquanto o sangue circula pelo organismo, ele está sob pressão. O resultado da ação de bombeamento do coração e da resistência dos vasos ao longo dos quais o sangue flui, é chamado de pressão arterial. O sangue, ao ser bombeado pelo coração através das artérias, cria uma força contra a parede das artérias. A resistência que a parede das artérias oferece é que determina a sua pressão arterial.

A pressão é dada por 2 números. O número maior refere-se ao momento em que o coração está bombeando o sangue (pressão sistólica) e o número menor refere-se ao momento em que o coração está em repouso (pressão diastólica).

A pressão pode variar, dependendo de situações e circunstâncias, como: tensões emocionais, prática de exercícios físicos etc. No dia a dia pode haver oscilações, mudando, por exemplo, de 12 por 8 para 15 por 9, de acordo com as nossas atividades. A pressão arterial é algo muito dinâmico.

Medir a pressão periodicamente é uma medida de segurança muito importante.

DIAGNÓSTICO, CAUSAS...

Como se faz o diagnóstico de hipertensão?
O diagnóstico é feito se a sua pressão estiver acima de 140/90. O seu médico somente dirá que você tem hipertensão após 3 medidas, em 3 diferentes ocasiões, realizadas num período de 6 meses.

Quais são as causas da hipertensão?
Existe uma série de fatores que levam uma pessoa a apresentar hipertensão. Mas é importante saber que a hipertensão pode atacar qualquer pessoa, nervosa ou calma, gorda ou magra, e assim por diante.

Sexo
Homens têm maior probabilidade de desenvolver hipertensão que mulheres, mas ambos têm como principal causa de morte, as doenças cardiovasculares.

Idade
O risco aumenta com a idade. Os homens começam a aumentar a pressão arterial a partir dos 45 anos e as mulheres a partir de 55 anos.

Hereditariedade
Pessoas que têm na família, pai, mãe, filho ou irmão com história de infarto ou derrame têm maior risco.

Raça
Pessoas negras têm maior risco de desenvolver hipertensão.

Anticoncepcionais
Alguns anticoncepcionais relacionam-se com o aumento da pressão.

Diabetes
O diabetes acelera o desenvolvimento de arteriosclerose e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Tabagismo
Fumantes têm 2 vezes mais risco de desenvolver doença cardiovascular que não fumantes.

Psicologia e hipertensão
A ação positiva do psicólogo está em levar o paciente a identificar fatores de risco, modificar hábitos, estilo de vida, adesão ao tratamento do controle da hipertensão.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

- Exercícios físicos.
Praticar exercícios leves a moderados por 30 a 45 minutos, 3 vezes por semana. Não se esqueça que é preciso falar antes com o seu médico.

- Dieta sem gordura e balanceada.
Grande parte dos hipertensos está acima do peso ideal.- Reduzir a ingestão de sal.O consumo de sal em excesso pode provocar aumento nos níveis de pressão.

- Deixar de fumar.
Tabagismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

- Beber moderadamente.
Significa ingerir, em média, 30 mililitros de álcool etílico por dia, ou, uma garrafa de cerveja de 600 ml ou uma taça de 250 ml de vinho. Tudo vai depender do teor alcoólico de cada bebida.

- Diminuir o stress.
Procure fazer atividades que lhe dêem prazer. É importante preservar a qualidade de vida.O tratamento ideal para a hipertensão arterial, doença que atinge cerca de vinte milhões de brasileiros, é o multiprofissional, envolvendo médico, psicólogo e nutricionista.

O maior problema do tratamento desta doença é que 50% das pessoas que tem pressão alta não seguem as recomendações. Em geral, abandonam o tratamento por causa de efeitos colaterais dos medicamentos, falta de estímulo para atividades físicas, dificuldade em fazer dieta e em largar o fumo, e obrigatoriedade de retornar ao consultório médico periodicamente.
A principal vantagem do tratamento é evitar as complicações.

A hipertensão causa doenças nos chamados órgãos-alvo, como: coração, rim, olhos, cérebro e grandes artérias.

Fonte:
Novartis HRAC/USP—Centrinho.
Dr. Zorzeto.

Hipertensão é uma doença grave e crônica, que exige acompanhamento médico periódico.

Seja afetivo com você mesmo, valorize sua vida, se cuide.

Praia da Pinheira, 23/05/2009
Nadinha.


CURIOSIDADES!

CURIOSIDADES!
- Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e cinco dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café.
(Não parece valer a pena.)

- Se você peidar constantemente durante 6 anos e 9 meses, terá produzido gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica.
(Agora sim!)

- O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros.
(10 metros? Meu Deus!)

-O orgasmo de um porco dura 30 minutos.
(Porque a natureza foi tão generosa logo com o porco?)

- Uma barata pode sobreviver 9 dias sem sua cabeça até morrer de fome!!!!
(Ainda não consegui esquecer o porco...)

- Bater a sua cabeça contra a parede continuamente gasta em média 150 calorias por hora.
(Não tente isso em casa; Talvez no trabalho!)

- O louva-deus macho não pode copular enquanto a sua cabeça estiver conectada ao corpo. A fêmea inicia o ato sexual arrancando-lhe a cabeça.
(Taí a origem do ditado: 'Perde-se a cabeça por um bom ...')

- A pulga pode pular até 350 vezes o comprimento do próprio corpo. É como se um homem pulasse a distância de um campo de futebol.
(Trinta minutos... Que porco sortudo! Dá pra imaginar?)

-O bagre tem mais de 27000 papilas gustativas.
(O que é que pode haver de tão saboroso no fundo de um rio?)

- Alguns leões se acasalam até 50 vezes em um dia. (Que porco sortudo.... Qualidade é melhor que quantidade!)

- As borboletas sentem o gosto com os pés.
(Isso eu sempre quis saber!)

-O músculo mais forte do corpo é a língua.
(Hmmmmmmmmm...)

- Pessoas destras vivem em média 9 anos mais do que as canhotas.
(E se a pessoa for ambidestra?)

- Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.
(E é melhor que seja assim!)

-A urina dos gatos brilha quando exposta à luz negra.
(E alguém foi pago para descobrir isso?!)

-O olho de um avestruz é maior do que o seu cérebro.
(Conheço gente assim...)

-Estrelas-do-mar não têm cérebros.
(Conheço gente assim também...)

- Ursos polares são canhotos.
(Se eles começarem a usar o outro lado, viverão mais!)

- Seres humanos e golfinhos são as únicas espécies que fazem sexo por prazer.
(E aquele porco???)

Agora que você já deu pelo menos uma risadinha, é hora de mandar esses fatos malucos para alguém que mereça rir também, ou seja... TODO MUNDO



Papai do céu, perdoe os....

Aconchego...

Grandes amigos...

Dançando...

Hora de parar de dirigir....

VAMOS CUIDAR DA ALMA, PARCEIRO!!!

VAMOS CUIDAR DA ALMA, PARCEIRO!!!

CARTA DO PAI ETERNO PARA SEUS FILHOS

(Do site www.afamilia.org)

PARA VOCÊ, COM AMOR!
Meu querido!
Você é Meu filho e Eu o amo. É simples assim. Independentemente do que tenha feito ou não, Eu o amo! Dentro de você habita um espírito eterno, o qual conheço intimamente. Eu amo você.
Você está nesta Terra vivendo a sua vida, tomando as suas decisões, tentando descobrir a melhor coisa a fazer e como a fazer – como viver, como sobreviver – e é uma luta. Eu sei disso e compreendo, pois essa é a batalha da vida. Mas tudo pode ficar mais fácil se você simplesmente se conectar espiritualmente a Mim.
Pois, embora a sua vida continue e você envelheça e depois morra, o seu espírito nunca envelhece. Nunca morre. O seu verdadeiro eu, que agora habita no seu corpo, vai viver para sempre.
É por essa razão que não é pelas coisas físicas, as coisas materiais deste mundo, que você deve lutar, porque um dia vai ter de deixá-las para trás. O que realmente conta são as coisas do espírito: amor, bondade, misericórdia, compreensão, generosidade. Essas são as coisas que o tornam rico – rico em espírito. Essas são as coisas que o tornam forte - forte espiritualmente.
Quando chegar o dia de deixar para trás o seu corpo, a única coisa que vai contar é a força do seu espírito. Então, faça o bem. Demonstre amor. Dê amor. Ame a sua família, os seus amigos, os seus vizinhos. Ame as pessoas que encontra. Tenha misericórdia, compaixão e seja gentil. Porque ao compartilhar essas coisas – ao demonstrar amor – você Me mostra aos outros. Pois Eu, Deus, sou Amor, e Eu o amo. Quero passar a eternidade com você.
Quando chegar à porta no final do caminho, no final da sua vida, você vai precisar da chave para abri-la e poder entrar na Minha casa, onde tudo é amor. Mas esta chave não vai lhe custar nada. Basta estender a mão agora mesmo que Eu lha darei. A chave é o Meu Filho: Jesus. Eu lhe estendo esta chave agora mesmo e digo: “Pode ficar com ela, porque Eu o amo”. É como se Eu estivesse lhe oferecendo a chave do cofre dos Meus tesouros, dizendo: “Esta chave é sua porque Eu o amo”. Com ela, você pode abrir o cofre e ver que está cheio de tesouros.
Então, receba a Minha chave, a chave que vai tornar possível que viva Comigo para sempre. Diga apenas: “Sim, Deus, eu quero a Chave da Vida, quero o Seu Filho Jesus, a Chave do Seu cofre. Eu a recebo. Eu a aceito.” E assim, esta Chave será sua para sempre.
Eu o amo. Você é Meu filho e Eu lhe dou a Chave da Minha herança, a Chave do Meu cofre, a Chave da Eternidade! Ela é sua, se você somente a receber.
Com amor, para sempre

O Seu Pai do Céu


PRECIOSOS ENSINAMENTOS DE JESUS

PRECIOSOS ENSINAMENTOS DE JESUS

EVANGELHOS!

EVANGELHOS!

O EVANGELHO DE SÃO JOÃO!


(João, 3:16)

- Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

(João 14:1/2)

- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

(João 14:6)

- Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

(João, 15:1 a 5)

- Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda.

- Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

(João 8: 31/32)

- Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim, nada podeis fazer.

- Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.



O EVANGELHO DE MATEUS!

MATEUS, Capítulo 6

I- Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo quanto ao quer haveis de vestir. Não é a vida mais que o alimento e o corpo mais que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Por ventura não valeis vós muito mais do que as aves?

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?

II- E por que andais ansiosos quando ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer um deles.

III- Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas.

IV – Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.


BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES...

MATEUS – Capítulo 5

1. Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus;
2. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados;
3. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra;
4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos;
5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia;
6. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus;
7. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus;
8. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
9. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

- Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

- Vós sois a luz do mundo.

Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; e nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontram na casa.

- Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.


MOMENTO FINAL... OU INICIAL...

MOMENTO FINAL... OU INICIAL...

CONFIE...

As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.

Convite!
Vamos orar rapidinho?
Hoje, Senhor, agradeço pela noite maravilhosa, pelo cobertor que me aqueceu, pelo meu alimento, por mais um dia de trabalho.
E principalmente por mais um dia de vida.
Abençoa, Senhor, meus amigos e inimigos, porque eles também precisam de Ti.
Abençoa, Senhor, o meu amigo que está lendo esta
mensagem agora, realize os seus sonhos, lhe dê a vitória que lhe é necessária, abençoe com proteção e sabedoria seus filhos e familiares.
Com gratidão e amor eu oro, no santo nome de Jesus.

Amém!


SAÚDE!

SAÚDE!
O CORPO HUMANO
GANHANDO E PERDENDO PESO!

Por que ganho peso durante o dia e o perco enquanto durmo?
A quantidade de água no seu organismo sofre mudanças durante a noite. É impressionante o quanto a água pesa. Um galão (3,78 litros) de água pesa 3,6 kg, e 47 litros de água pesam 45 kg (no sistema métrico, 1 litro de água pesa 1 kg). Isso quer dizer que se você beber uma garrafa de um litro de refrigerante, você ganha 1 kg instantaneamente por causa da água. É uma grande mudança de peso, e acontece muito rapidamente.

Durante a noite, existem dois processos que fazem você perder peso gradualmente. O primeiro é a respiração. Cada vez que você expira, você perde um pouquinho de água (expire sobre um pedaço de vidro frio e você vai conseguir ver essa umidade). O segundo é a transpiração, também conhecida como suor
através da pele. Durante a noite, esses dois processos eliminam uma boa quantidade de água.

E então você deve seguir a tradição de usar o banheiro antes da pesagem matinal. Esse processo pode eliminar 0,5 kg de água.

Uma pessoa elimina em média, em urina, cerca de 1,2 litros de água por dia, assim como 1 litro através da transpiração e da respiração. Isso equivale a 2,2 kg de alteração de peso acontecendo durante o dia.

Você deve ter ouvido que é importante tomar cerca de oito copos de água durante o dia. A respiração
a transpiração e a excreção são os motivos.



MENSAGEM!

MENSAGEM!

VESTIBULAR

O escritor americano Rick Warren, afirma em seu livro "Uma vida com propósitos", que nós, seres humanos, fomos criados para a eternidade. E acrescenta:
"Você não está aqui por acaso".

Eu acredito nisto. Não vejo como nossa existência possa ser assim tão simples: nascer, passar pelos estágios que o "viver" nos confere e depois morrer. Assim, sem mais nem menos, sem um propósito.
Vivemos em torno de 70 anos, uns mais, outros menos, e este tempo diante da grandeza do universo, não passa de um piscar de olhos.Então, para que viver? Ah, tem de haver algo mais, algo depois da vida terrena e esse algo é a eternidade.

"A terra não é nosso lar definitivo; fomos criados para algo muito melhor".

Mas então, o que estamos fazendo aqui na terra?
Ah, parceiro, eu creio que estamos apenas prestando um vestibular. O destino, depois dele, é o andar de cima. Que pode ser muito bom para uns, e muito ruim para outros.
Se formos bem no vestibular, ou seja se vivermos aqui embaixo dentro dos princípios da justiça, que implica em decência, honestidade, moralidade, amor ao próximo, solidariedade, fraternidade, respeito e, acima de tudo, termos FÉ NO CRIADOR, estou certo que teremos um bom lugar no pavimento superior, ou seja, na eternidade. Foi o próprio Filho de Deus, Jesus, quem disse:

"Na casa de meu Pai há muitas moradas. Vou preparar-vos lugar".

Uai! Mas e quem não andar de acordo com estes princípios, para onde vai?
Ora, vai para a eternidade também. Mas, no andar de cima, seu lugar não será tão agradável como aquele reservado aos justos.

"Portanto, vivam com o devido senso de responsabilidade, não como homens que não conhecem o significado da vida, mas como aqueles que o conhecem" (Efésios, 5.15;).

Então, parceiro, vamos pensar nisso?


JESUS CRISTO também sorria...

JESUS CRISTO também sorria...
"deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o Reino dos Céus!