CRÔNICA - Lélio Cesar
HOMENAGEM ÁS MÃES
Neste domingo, 10 de maio, se comemora o
Dia das Mães. E vocês, parceiros e parceiras, estarão comemorando, não é mesmo? Afinal, nenhum ser humano é filho de chocadeira! Pelo menos por enquanto, né? Mesmo que a mamãe já tenha sido transferida para o andar superior, não há como esquecê-la. Mãe não morre, é eterna!
Como diz o humorista,
“Mãe é uma coisa tão importante que até o pobre tem uma”. Já o árbitro de futebol, ah, este tem duas de uma só vez: a verdadeira, que fica em casa torcendo, sofrendo e orando para que o filho cumpra bem o seu trabalho em campo; e a outra, aquela que, involuntariamente, entra em campo junto com o filho para ser xingada, execrada e “homenageada” com os piores adjetivos, desde o momento em que o filho pisa no gramado.
A comemoração do
Dia das Mães é uma data móvel e se dá sempre no segundo domingo do mês de maio. A primeira comemoração se deu no dia 9 de maio de 1905, portanto, há 104 anos. A professora
Anna Jarvis, abalada com a morte de sua mãe, a enfermeira que também

se chamava Anna Jarvis, foi quem promoveu esta primeira comemoração homenageando-a em reunião privada realizada no segundo domingo de maio de 1907. No ano seguinte, 10 de maio de 1908, a comemoração se tornou pública, conforme consta de uma placa existente na Igreja Episcopal de Grafton, West Virginia, EUA.
A oficialização do
Dia das Mães se deu em maio de 1910 e em 1914 a celebração foi incluída no calendário federal dos Estados Unidos, para ser comemorada sempre no segundo domingo do mês de maio.
No Brasil sua introdução se deu na
ACM - Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 5 de maio de 1932 o presidente Getúlio Vargas instituiu oficialmente o “Dia das Mães” no Brasil, para ser comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, através do Decreto nº 21.366.
A SUBLIME MISSÃO
A grande missão da mulher na sociedade além do papel de professora, juíza, médica, advogada, arquiteta, psicóloga, decoradora, operária, política ou coisa do gênero, é ser
MÃE. Esta é a sua missão mais importante e mais sublime. Se ela assume funções importantes e fundamentais na sociedade sem abdicar do papel de esposa e mãe, cresce como ser humano, é a verdadeira heroína.
A mulher no papel de mãe representa o amor em sua manifestação mais sublime, o contraponto à violência no mundo dominado pelo egoísmo. Existe imagem mais bela do que a de uma mulher grávida carregando dentro de si um novo ser, uma nova vida, ou a de uma da mãe amamentando o filho? No ato de amamentar ela dá ao filho a um só tempo, amor, segurança e alimento completo para seus primeiros anos de vida. O leite materno reúne vantagens que nenhum outro alimento oferece: vem em embalagem segura, na temperatura certa, está pronto para ser consumido a qualquer momento e não oferece perigo de contaminação. Ah, que bom seria se todas as mamães amamentassem seus filhos pelo tempo necessário!
Leon Tolstoi fez a advertência:
“Mãe, sóis vós que tendes nas mãos a salvação do mundo”, e
Júlio Dantas escreveu:
“Pode secar-se, num coração de mulher, a seiva de todos os amores; nunca se extinguirá a do amor materno”.
HOMENAGEM
Para homenagear todas as mães, vou reproduzir neste espaço uma crônica que escrevi no dia 01 de junho de 1997, publicada no Jornal de Londrina no dia seguinte. Eu acabara de perder minha mãe, a inesquecível dona
Amélia Cesar, levada para a outra dimen

são em 29 de maio de 1997, dia em que se comemorava o “Corpus Christie”.
01/06/97
TEM FESTA NO ANDAR DE CIMA!
O céu está que é uma festa só! E não é festa mixuruca não!!! Não senhor! É festança para durar, festança para receber Amélia Cesar, a Dona Amélia ou Nenzinha para os íntimos.
A festa foi organizada com muitos dias de antecedência. Os preparativos começaram dia 30 do mês passado, quando Dona Amélia foi internada no hospital para extrair um divertículo no esôfago. A festa mesmo começou às 2:15 da madrugada do dia 29, quando Deus decidiu que era hora de levá-la para o andar de cima.
A preparação consumiu 30 dias. Sabem por que? Primeiro, porque o Pai queria que ela completasse 87 anos de vida, o que aconteceu dia 18 último. Depois, porque o Pai teria de nos preparar e a todos aqueles que conviviam com ela e que tanto a amavam, para a separação. E finalmente porque, na verdade, aqui no andar térreo ninguém queria que ela fosse. Deus a queria ao seu lado e nós a queríamos aqui por mais tempo. Por isso houve tempo suficiente para a preparação da festa de recepção e de sua morada. Não é assim que está escrito na Bíblia? “Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Vou preparar-vos lugar”.
Frango com quiaboDeus sabe muito das coisas. Por isso estou certo de que lá em cima tem uma panela grande e um bom fogo de fogão a lenha. Meu pai, “Seo”
Idalino Cesar, por certo esfregou as mãos e pensou:
“o céu agora vai conhecer o frango com quiabo da Nenzinha e o seu angu de fubá.”.No dia em que nosso amigo deputado Homero Oguido morreu, mamãe estava passando pela investigação de uma possível deficiência cardíaca. Aguardávamos na sala de espera do Dr. Fernando Garcia, eu e minha irmã Ana Maria, e comentávamos a morte do amigo falando bem baixinho para ela não ouvir. Queríamos poupá-la de qualquer aborrecimento. De repente, ela levanta a cabeça e com ar de espanto pergunta:
“O que, aquele japonesinho Homero Oguido morreu? Tadinho, tão moço, tão simples, tão bonzinho”. Minha irmã perguntou com ar surpreso:
“Mamãe, a senhora conhecia o Homero Oguido?” Ela respondeu:
“Uai, mas eu não fiz um frango com quiabo pra ele lá em casa, que ele comeu de se empanturrar?!”
Era do mesmo frango com quiabo que o Nassib Jabur, Álvaro Dias, José Richa, Geehrter, Ari Pararáio, Fred, Rubinho e tantos e tantos outros amigos conheceram, comeram e se fartaram pra nunca mais esquecer.
Papai era dentista prático e com seu trabalho conseguiu criar nove filhos. Isto em Jequitibá, uma cidadezinha deste tamanho, oh!, em Minas Gerais. Não era fácil dar de comer àquele bando. Era tanto filho que às vezes D. Amélia dava uma chinelada no que estava com o nariz escorrendo e limpava o nariz do que havia feito a arte.
Pois além de cuidar da casa e daquele bando de moleques incontroláveis, ela achava tempo para fazer deliciosos quitutes, biscoito maluco, broa de fubá e um fantástico caramelo de mel que os filhos vendiam no cinema e nos jogos de futebol, para ajudar no orçamento familiar.
Numa prateleira alta na cozinha, ela guardava farinha de trigo e de mandioca, fubá mimoso e polvilho, tudo

bem acondicionado em latas. Para moldar as dentaduras
que fazia com rara competência, “seo” Idalino usava gesso, também guardado em latas.
D. Amélia fez uns biscoitos de polvilho, e colocou na mesa para o lanche da molecada. No exato momento em que o dente de um dos moleques voava com a dentada que ele deu no biscoito, “seo” Idalino gritava lá da cozinha:
“Nenzinha, cadê a lata de gesso que guardei na prateleira?”.
Papai era fã do cômico Ronald Golias. Quando já brigava feito leão com o câncer que o derrubou, meu irmão Délio pediu ao Golias que desse uma passadinha lá em casa antes do show que faria na Exposição, para proporcionar uma alegria ao velho. Golias, sem qualquer estrelismo, topou na hora. Foi uma grande alegria para papai. Os dois deram boas gargalhadas juntos, mas quem deu a nota foi D. Amélia quando falou:
“Então você é o Golias, essa bustiquinha de gente? Na televisão parece tão grandão!!!”.
D. Amélia era muito simples. Simplória, até. Alias, essa era sua característica marcante. Certa vez, jovem ainda, disse para ela na beira do fogão: “Mãe, tomei uma decisão e escolhi minha profissão. Eu vou ser economista”, ao que ela respondeu: “Credo meu filho, e isto não é perigoso? Comunista não são aqueles homens que comem criancinhas?”.
As despedidas
Na véspera de seu internamento D. Amélia chamou a manicure que periodicamente ia à sua casa fazer suas unhas e disse: “Hoje você capricha, porque pode ser a última vez que você faz minhas unhas. Vou operar amanhã e acho que desta eu não escapo”.
No dia do internamento fez diversas ligações telefônicas. Para a moça que trabalhou algum tempo como empregada doméstica, disse: “estou telefonando para me despedir. Vou operar amanhã. Aproveite para falar comigo porque vai ser a última vez”. Ligou para os três filhos mais velhos que moram em São Paulo e também se despediu. E ainda ligou para alguns parentes distantes e outros amigos daqui mesmo. Ao seu modo, despediu-se de todos. Com a filha Ana Maria, escolheu o vestido para ser enterrada e recomendou: “não deixe que me enterrem sem dentadura”.
Assim era Amélia Cesar. Diante do caixão, falou a moça que trabalhou com ela: “De quanta gente em vi essa mulher matar a fome”. Dona Inez, 92 anos, Dona Joana, 90 anos, eram as companheiras das caminhadas matinais diárias e dos cultos na igreja. Não puderam ir à igreja, foram direto para o cemitério. A família havia decidido não mais abrir o caixão, mas o apelo delas foi mais forte. Dona Joana, que acabara de sair do hospital onde estava internada, fez o apelo com os olhos marejados: “Precisa abrir, nós queremos ver nossa amiga pela última vez, nós precisamos nos despedir”. O caixão foi aberto.
A homenagem
Se estão me achando cabotino por falar de mamãe, peço desculpas, mas a homenagem é justa. A sua existência atesta isto. O sentimento uniforme de dor demonstrado por filhos, genros, noras, netos e bisnetos - na verdade, todos filhos - provam a unanimidade do reconhecimento. Ela teve amor, carinho e afeto e soube distribuir muito bem. Deus sabia disto e lhe concedeu a divina graça de jamais ter perdido um: são 9 filhos, 9 genros e noras, 27 netos e 26 bisnetos, todos vivos, todos amando-a muito.
A última palavra é de agradecimento. Aos médicos e enfermeiros que cuidaram dela com dedicação. Aos parentes e amigos, pelas visitas solidárias, pelas mensagens carregadas de calor humano, pelo abraço fraterno, pelas palavras de consolo, pelo carinho confortante.
Nós estamos tristes sim, aqui no térreo. Mas no andar de cima, o céu se engalanou, assumiu a sua maior beleza, as trombetas soaram com vigor, anjos e arcanjos se perfilaram e as portas se abriram para receber D. Amélia, uma grande mãe, a amiga leal, a fiel companheira, a mulher de verdade.
Deus foi generoso nos dando dona Amélia como mãe. Obrigado pela sua vida.
Feliz "Dia das Mães" para todas as mamães.
VAMOS CUIDAR DA SAÚDE, PARCEIRO?
PUBLICADA NO JORNAL “O GLOBO"
Assunto: Repelente contra a Dengue (uma gota no braço e perna).
Tudo é válido na luta contra o mosquito.
Estou repassando, por entender tratar-se de uma solução fácil para um problema que vem se arrastando e adoecendo tantas pessoas. Se for possível, repassem.
Como sabem, com tanta chuva, está sendo impossível controlar poças d'água e criadouros.
Estou fazendo um trabalho de formiguinha e está dando certo.
Este repelente caseiro é preparado com ingredientes de grande disponibilidade, é fácil de preparar em casa, tem aroma agradável e é econômico.
Em contato com várias pessoas tenho notado que não se protegem, mas reclamam que crianças estão cheias de picadas.
Já distribuí 500 frascos como amostra e as pessoas estão aderindo.
Mas, sou sozinha e trabalho com recursos próprios. Devido ao grande número de casos de dengue, não consigo abranger o ideal.
Gostaria que a SUCEN sugerisse aos municípios distribuir este repelente (numa emergência) nos bairros carentes com focos da dengue, ensinando o povo para futuramente preparar e usar diariamente como se usa sabonete e pasta de dente. Isto protegeria as pessoas e ao mesmo tempo, diminuiria a fonte de proteína do sangue humano para o “AEDES” maturar seus ovos, atrapalhando assim a sua proliferação.
Não acham que qualquer ação que venha a somar nesta luta deveria ser bem vinda?
DENGUE I:
FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 Gr);
- 1 vidro de óleo de nenê (100 ml.)
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue e assim ele não consegue maturar os ovos. Isto atrapalha a postura e diminui gradativamente a sua proliferação. A comunidade toda tem de usar, como num mutirão.
Não forneça sangue para o AEDES AEGYPTI!
Ioshiko Nobukuni (sobrevivente da dengue hemorrágica).
AZULEJO DE TOLEDO!
Este é o famoso azulejo de Toledo!
Para que não tenham dúvidas... Esta é a sua tradução para português:
- A SOCIEDADE É ASSIM:
- O POBRE TRABALHA,
- O RICO EXPLORA-O,
- O SOLDADO DEFENDE OS DOIS,
- O CONTRIBUINTE PAGA PELOS TRÊS,
- O VAGABUNDO DESCANSA PELOS QUATRO,
- O BÊBADO BEBE PELOS CINCO,
- O BANQUEIRO ESFOLA OS SEIS,
- O ADVOGADO ENGANA OS SETE,
- O MÉDICO MATA OS OITO,
- O COVEIRO ENTERRA OS NOVE,
- E O POLÍTICO VIVE DOS DEZ !
ALERTA TERAPÊUTICO!
Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico.
A enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a “criança interna” tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.
O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver.
E as dores caladas? Como falam em nosso corpo?
A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção.
O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos, existem semáforos chamados Amigos, luzes de precaução chamadas Família, e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão, um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado FÉ, Abundante combustível chamado Paciência.
Mas principalmente um maravilhoso Condutor chamado
DEUS.
UM DIA A GENTE ENTENDE...
- Que envelhecer não significa deixar de ser criança.
- Que o silêncio é a melhor resposta quando ouvimos uma bobagem.
- Que ganhar dinheiro não é prioridade em toda profissão.
- Que os sonhos estão aí para serem alcançados.
- Que amigos a gente conquista mostrando o que somos.
- Que os verdadeiros amigos estão ao nosso lado até o fim.
- Que a maldade muitas vezes se esconde atrás de uma bela face.
- Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela.
- Que quando pensamos saber tudo descobrimos que temos muito a aprender.
- Que a natureza é a coisa mais bela da vida.
- Que amar significa se dar por inteiro.
- Que um só dia pode ser mais importante do que muitos anos.
- Que se pode confessar com a lua.
- Que é possível viajar além do infinito.
- Que ouvir uma palavra de carinho faz bem a saúde.
- Que um gesto de amor sempre aquece o coração.
- Que o julgamento alheio não é importante.
- Que devemos ser criança a vida toda.
- Que é preciso cultivar a paz interior.
- Que sonhar é preciso.
- E que o mais importante de tudo.... é que somos livres para nossas escolhas.
Aproveite ao máximo cada instante de sua vida, pois ela é única.
ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ ( SALMO 37: 5 )
ANFITRIÃO
O SIGNIFICADO da palavra ANFITRIÃO
Na mitologia grega, Anfitrião era marido de Alcmena, a mãe de Hércules.
Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas, Zeus tomou a sua forma para deitar-se com Alcmena, e Hermes tomou a forma de seu escravo, Sósia, para montar guarda no portão.
Com a gravidez de Alcmena, uma grande confusão foi criada, pois, evidentemente, Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa. No fim, tudo foi esclarecido por Zeus e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma mulher escolhida do deus.
Daquela noite de amor nasceu o semideus Hércules. A partir daí, o termo Anfitrião passou a ter o sentido de "Aquele que recebe em casa".
Portanto, ANFITRIÃO é sinônimo de CORNO MANSO e FELIZ!
RESUMINDO:QUANDO DISSEREM QUE VOCÊ É UM BOM ANFITRIÃO FIQUE DE ORELHA EM PÉ.
Cultura demais nem sempre é boa coisa!
Para amenizar a situação, vai aí um cadinho da filosofia mineira para servir de contra-ponto à história original do anfitrião:
A N F I T R I Ã O
“Se um dia você pendê
Pras bandas do meu sertão,
Lá em casa, a casa é sua,
Cum carne gorda e pirão,
Cum rapadura do brejo,
Manguzá e requeijão.
Tem lá um criado às orde,
Pra selá seu alazão,
Tem uma rede lavada,
Uma esterinha no chão,
Uma viola afinada,
Pra gemê nas suas mão,
Um oratório de santo,
Pra ouvi suas oração.
E UMA MUIÉ PRA LHE SERVI,
NUMAS COISAS...
E NOUTRAS, NÃO...
LONDRES - LONDRINA
Foi legal a pescaria no Tibagi. Acho que não devia ter dormido nesse barranco.?xml:namespace>
Ta levantando uma névoa danada no meio desse rio e daqui a pouco não vou enxergar mais nada. Pego minhas tralhas e amanheço no meu apartamento quentinho na Avenida Paraná. O diacho! Que névoa mais besta! Quero ir para a estrada e não a estou vendo. Parece que tem alguém chegando pelo rio. E em um bote!
Isso é coisa de louco. Quem vem na frente é um moço loiro, forte, com amigos. Isso mesmo. Sete homens falando em inglês.
Só que estranho, estou entendendo tudo. Não sabia que meu inglês era tão bom assim. Deixa ver se entendo direito:-
“... parece que trouxemos Londres para cá. O fog é idêntico. Aliás, vamos fazer no meio dessa mata virgem uma grande cidade que chamaremos de Londrina. Vamos lotear, vender a terra, divulgando mesmo em São Paulo e todos vão querer comprá-la. Essa terra-roxa é a base da riqueza para todos. Quem sabe teremos até mesmo café para exportação. Faremos um traçado urbanístico grandioso e uma praça central com os gramados e vielas formando a bandeira da Inglaterra. Também teremos nossa “Casa Sete” onde moraremos e daremos grandes festas que manterão a tradição de nossa pátria. Teremos quadras de tênis e moças inglesas para conversarmos. Não teremos muito envolvimento com os nativos. Somente no campo profissional. Já que somos “gentlemans” e “lords” acostumados com a etiqueta da corte”.?xml:namespace>
Ouvi tudo mudo de espanto e tratei de chegar à estrada. Mas, cadê o asfalto? É só barro, muito barro. Gruda nos pés, nos carros, nos caminhões. Agora que estou vendo que os caminhões que conseguem passar nessa barreira têm os pneus envolvidos em grossas correntes. Que coisa! Até as pessoas tem correntes nos sapatos para não caírem!
Mas para onde vão indo? Com essa neblina!? Já estou vendo luzes espalhadas. Parece que são lamparinas! E as casas são feitas de palmito e cobertas com pequenas tabuinhas. Isso acontecia na década de 1930. O que está acontecendo comigo? Voltei no tempo??xml:namespace>
Vejo por aqui muito bicho, muito morcego e pássaros que cruzam o espaço escurecendo ainda mais o céu. Vejo em meio à névoa um menino. Tem uma mochila nas costas e está perguntando:
-“Conhecem meu irmão? Onde posso encontrá-lo?”
-“Ande duas horas por essa trilha sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda. Ali encontrará seu irmão criando porcos”.
Sei do que estão falando. Trata-se da Mata do Godoy, a última reserva florestal ao norte do Paraná e que foi preservada por esse menininho que, em meio a um incêndio na floresta, salvou um veadinho e jurou que em suas terras não haveria queimadas.
(O menino era o pioneiro Álvaro Godoy, aos 14 anos de idade, procurando pelo irmão, Olavo Godoy).
O que mais tenho a ver antes que esse pesadelo acabe?
A névoa está sobrevoando a cidade. Pairou agora sobre o Museu Pe. Carlos Weiss. É ali que está nossa história. É ali que os pioneiros se reúnem para lembrar, resgatar a história que repassam às crianças.
Parece que a névoa está levantando e deixando ver o lago Igapó, o Paço Municipal, as avenidas, os prédios, igrejas, universidades, faculdades, hospitais, o povo.
Consigo ver as marcas que estas pessoas deixaram nessa Londres-Londrina.
Não sei se foi um sonho, um pesadelo, ou privilégio de ter vivenciado por um breve período a história viva dessa grande cidade.
Talvez seja saudade, que cria vida em nossa imaginação, onde tudo é possível.
Mas, de uma coisa tenho certeza, nunca mais vou pescar sozinho no Rio Tibagi.
A autora desta crônica, Wilma de Oliveira Cezar, é minha cunhada, viuva de meu irmão Newton Cezar.
Ela mora atualmente em Santo André, SP, é formada em Biblioteconomia pela UEL e em Londrina foi criadora e coordenadora do Projeto Cuco - Projeto Cultural Comunitário do Museu Pe.Carlos Weiss.
(Pesquisa obtida através da Internet)
Doenças silenciosas são aquelas que as pessoas adquirem ao longo de um período de tempo por causa do que fazem, do que comem e do modo que levam suas vidas.
Buscar prevenir o que é aparentemente invisível, mas muito provável de ocorrer em um período de tempo, é a principal parte do desafio das doenças silenciosas..
A principal contribuição para as doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, é a falta de atividade física. Estima-se que a combinação de uma dieta inapropriada com inatividade física e uso de fumo, seja a causa da elevação para 80% (oitenta por cento) dos casos de doença coronária prematura.
Em países tão diversos como a China, Finlândia e Estados Unidos, estudos têm demonstrado que até mesmo mudanças relativamente modestas no estilo de vida são suficientes para prevenir o desenvolvimento de quase 60% (sessenta por cento) dos casos de diabetes tipo 2. É como se um terço dos casos de câncer possa ser prevenido pela manutenção de uma dieta saudável, do peso normal e da prática da atividade física ao longo da vida.
A inatividade também aumenta substancialmente o risco de hipertensão, desordem lipídica, osteoporose, depressão e ansiedade.
A atividade física pode ser um meio prático para alcançar numerosos benefícios, quer direta ou indiretamente. Ela pode reduzir as taxas de violência entre os jovens, promover estilos de vida sem a utilização do fumo, e diminuir outros comportamentos de risco tal como sexo inseguro ou uso de drogas ilícitas. A atividade física pode também reduzir sentimentos de isolamento e solidão entre pessoas idosas e aumentar sua capacidade física e mental.
POR QUE A ATIVIDADE FÍSICA É IMPORTANTE PARA MINHA SAÚDE?
A atividade física regular moderada é uma das maneiras mais fáceis para melhorar sua saúde e mantê-la em bom estado. Ela ajuda a prevenir e controlar certas doenças tal como, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e osteoporose.
Ser fisicamente ativo aumenta seu nível de energia, ajuda a reduzir o estresse, os níveis prejudiciais de colesterol e pressão sanguínea. Também diminui o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.
A atividade física regular promove crescimento e desenvolvimento saudável da criança e do jovem. Ainda aumenta a confiança, autoestima e sentimento de autoeficácia.
O QUE SIGNIFICA ATIVIDADE FÍSICA?
Atividade física é qualquer movimento corporal que resulta em um gasto de energia (queima de calorias).
É simplesmente se movimentar!
Quando você caminha, joga, faz jardinagem, pinta, anda de skate, limpa a casa, dança ou sobe escadas, você está fazendo atividade física.
QUANTA ATIVIDADE FÍSICA EU PRECISO FAZER PARA MELHORAR E MANTER MINHA SAÚDE?
Trinta minutos de atividade física moderada, todos os dias, é a quantidade mínima exigida para uma saúde física e mental aumentada, assim como para a prevenção de doenças.
Para aqueles que contam calorias, isso se traduz em gastar cerca de 150 calorias por dia. Contudo, realmente não há necessidade de calcular calorias.
A fórmula é simples: 30 minutos de atividade física ao longo de cada dia.
Isto pode ser traduzido em descer do ônibus dois pontos antes de chegar ao trabalho para uma caminhada de 20 minutos e, mais tarde, descer um ponto antes no caminho de volta para casa para outra caminhada de 10 minutos.
Ou 10 minutos limpando a casa duas vezes ao dia, mais 10 minutos de jardinagem.
Ou ainda, uma partida de basquete de 30 minutos ou uma dança com seus irmãos, irmãs, amigos ou crianças.
HIPERTENSÃO
Vamos dar continuidade ao tema
DOENÇAS SILENCIOSAS, que são aquelas adquiridas ao longo de um período de tempo por causa do que fazemos, comemos e do modo de vida que levamos, além de fatores genéticos e hereditários. Comprometemo-nos a abordar cada qual em sua especificidade e nesta edição o tema será
HIPERTENSÃO.
A
hipertensão é conhecida como
assassino silencioso, pois normalmente não apresenta sintomas. Em alguns casos, a pessoa hipertensa pode sentir dor de cabeça, tontura ou um mal-estar, mas geralmente quando a pessoa sente alguma coisa, a pressão alta já danificou o seu organismo.
O que é hipertensão?
Hipertensão é o termo médico usado para pressão arterial elevada. É definida no adulto como uma pressão arterial maior que
140 mmHg para pressão
sistólica e
90 mmHg, para pressão
diastólica.
Quando uma pessoa tem
hipertensão, os seu vasos sanguíneos se contraem e diminuem, forçando o coração a trabalhar mais para movimentar o sangue através do corpo. Este processo pode facilitar o depósito de gordura
(colesterol) nas paredes das artérias, levando à arteriosclerose e eventualmente ao infarto e derrame.
O que é pressão arterial?
Enquanto o sangue circula pelo organismo, ele está sob pressão. O resultado da ação de bombeamento do coração e da resistência dos vasos ao longo dos quais o sangue flui, é chamado de
pressão arterial. O sangue, ao ser bombeado pelo coração através das artérias, cria uma força contra a parede das artérias. A resistência que a parede das artérias oferece é que determina a sua pressão arterial.
A pressão é dada por 2 números. O
número maior refere-se ao momento em que o coração está bombeando o sangue
(pressão sistólica) e o
número menor refere-se ao momento em que o coração está em repouso
(pressão diastólica).
A pressão pode variar, dependendo de situações e circunstâncias, como: tensões emocionais, prática de exercícios físicos etc. No dia a dia pode haver oscilações, mudando, por exemplo,
de 12 por 8 para
15 por 9, de acordo com as nossas atividades. A
pressão arterial é algo muito dinâmico.
DIAGNÓSTICO, CAUSAS...
Como se faz o diagnóstico de hipertensão?
O diagnóstico é feito se a sua pressão estiver acima de
140/90. O seu médico somente dirá que você tem hipertensão após 3 medidas, em 3 diferentes ocasiões, realizadas num período de 6 meses.
Quais são as causas da hipertensão?
Existe uma série de fatores que levam uma pessoa a apresentar hipertensão. Mas é importante saber que a
hipertensão pode atacar qualquer pessoa, nervosa ou calma, gorda ou magra, e assim por diante.
Sexo
Homens têm maior probabilidade de desenvolver hipertensão que mulheres, mas ambos têm como principal causa de morte, as doenças cardiovasculares.
Idade
O risco aumenta com a idade. Os
homens começam a aumentar a pressão arterial a partir dos
45 anos e as
mulheres a partir de
55 anos.
Hereditariedade
Pessoas que têm na família, pai, mãe, filho ou irmão com história de infarto ou derrame têm maior risco.
Raça
Pessoas negras têm maior risco de desenvolver hipertensão.
Anticoncepcionais
Alguns anticoncepcionais relacionam-se com o aumento da pressão.
Diabetes
O diabetes acelera o desenvolvimento de arteriosclerose e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Tabagismo
Fumantes têm 2 vezes mais risco de desenvolver doença cardiovascular que não fumantes.
Psicologia e hipertensão
A ação positiva do psicólogo está em levar o paciente a identificar fatores de risco, modificar hábitos, estilo de vida, adesão ao tratamento do controle da hipertensão.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
- Exercícios físicos.
Praticar exercícios leves a moderados por 30 a 45 minutos, 3 vezes por semana. Não se esqueça que é preciso falar antes com o seu médico.
- Dieta sem gordura e balanceada.
Grande parte dos hipertensos está acima do peso ideal.- Reduzir a ingestão de sal.O consumo de sal em excesso pode provocar aumento nos níveis de pressão.
- Deixar de fumar.
Tabagismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
- Beber moderadamente.
Significa ingerir, em média, 30 mililitros de álcool etílico por dia, ou, uma garrafa de cerveja de 600 ml ou uma taça de 250 ml de vinho. Tudo vai depender do teor alcoólico de cada bebida.
- Diminuir o stress.
Procure fazer atividades que lhe dêem prazer. É importante preservar a qualidade de vida.O tratamento ideal para a hipertensão arterial, doença que atinge cerca de vinte milhões de brasileiros, é o multiprofissional, envolvendo médico, psicólogo e nutricionista.
O maior problema do tratamento desta doença é que 50% das pessoas que tem pressão alta não seguem as recomendações. Em geral, abandonam o tratamento por causa de efeitos colaterais dos medicamentos, falta de estímulo para atividades físicas, dificuldade em fazer dieta e em largar o fumo, e obrigatoriedade de retornar ao consultório médico periodicamente.
A principal vantagem do tratamento é evitar as complicações.
A hipertensão causa doenças nos chamados órgãos-alvo, como: coração, rim, olhos, cérebro e grandes artérias.
Fonte:
Novartis HRAC/USP—Centrinho.
Dr. Zorzeto.
Hipertensão é uma doença grave e crônica, que exige acompanhamento médico periódico.
Seja afetivo com você mesmo, valorize sua vida, se cuide.
Praia da Pinheira, 23/05/2009
Nadinha.
- Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e cinco dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café.
(Não parece valer a pena.)
- Se você peidar constantemente durante 6 anos e 9 meses, terá produzido gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica.
(Agora sim!)
- O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros.
(10 metros? Meu Deus!)
-O orgasmo de um porco dura 30 minutos.
(Porque a natureza foi tão generosa logo com o porco?)
- Uma barata pode sobreviver 9 dias sem sua cabeça até morrer de fome!!!!
(Ainda não consegui esquecer o porco...)
- Bater a sua cabeça contra a parede continuamente gasta em média 150 calorias por hora.
(Não tente isso em casa; Talvez no trabalho!)
- O louva-deus macho não pode copular enquanto a sua cabeça estiver conectada ao corpo. A fêmea inicia o ato sexual arrancando-lhe a cabeça.
(Taí a origem do ditado: 'Perde-se a cabeça por um bom ...')
- A pulga pode pular até 350 vezes o comprimento do próprio corpo. É como se um homem pulasse a distância de um campo de futebol.
(Trinta minutos... Que porco sortudo! Dá pra imaginar?)
-O bagre tem mais de 27000 papilas gustativas.
(O que é que pode haver de tão saboroso no fundo de um rio?)
- Alguns leões se acasalam até 50 vezes em um dia. (Que porco sortudo.... Qualidade é melhor que quantidade!)
- As borboletas sentem o gosto com os pés.
(Isso eu sempre quis saber!)
-O músculo mais forte do corpo é a língua.
(Hmmmmmmmmm...)
- Pessoas destras vivem em média 9 anos mais do que as canhotas.
(E se a pessoa for ambidestra?)
- Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.
(E é melhor que seja assim!)
-A urina dos gatos brilha quando exposta à luz negra.
(E alguém foi pago para descobrir isso?!)
-O olho de um avestruz é maior do que o seu cérebro.
(Conheço gente assim...)
-Estrelas-do-mar não têm cérebros.
(Conheço gente assim também...)
- Ursos polares são canhotos.
(Se eles começarem a usar o outro lado, viverão mais!)
- Seres humanos e golfinhos são as únicas espécies que fazem sexo por prazer.
(E aquele porco???)
Agora que você já deu pelo menos uma risadinha, é hora de mandar esses fatos malucos para alguém que mereça rir também, ou seja... TODO MUNDO
CARTA DO PAI ETERNO PARA SEUS FILHOS
(Do site
www.afamilia.org)
PARA VOCÊ, COM AMOR!
Meu querido!
Você é Meu filho e Eu o amo. É simples assim. Independentemente do que tenha feito ou não, Eu o amo! Dentro de você habita um espírito eterno, o qual conheço intimamente. Eu amo você.
Você está nesta Terra vivendo a sua vida, tomando as suas decisões, tentando descobrir a melhor coisa a fazer e como a fazer – como viver, como sobreviver – e é uma luta. Eu sei disso e compreendo, pois essa é a batalha da vida. Mas tudo pode ficar mais fácil se você simplesmente se conectar espiritualmente a Mim.
Pois, embora a sua vida continue e você envelheça e depois morra, o seu espírito nunca envelhece. Nunca morre. O seu verdadeiro eu, que agora habita no seu corpo, vai viver para sempre.
É por essa razão que não é pelas coisas físicas, as coisas materiais deste mundo, que você deve lutar, porque um dia vai ter de deixá-las para trás. O que realmente conta são as coisas do espírito: amor, bondade, misericórdia, compreensão, generosidade. Essas são as coisas que o tornam rico – rico em espírito. Essas são as coisas que o tornam forte - forte espiritualmente.
Quando chegar o dia de deixar para trás o seu corpo, a única coisa que vai contar é a força do seu espírito. Então, faça o bem. Demonstre amor. Dê amor. Ame a sua família, os seus amigos, os seus vizinhos. Ame as pessoas que encontra. Tenha misericórdia, compaixão e seja gentil. Porque ao compartilhar essas coisas – ao demonstrar amor – você Me mostra aos outros. Pois Eu, Deus, sou Amor, e Eu o amo. Quero passar a eternidade com você.
Quando chegar à porta no final do caminho, no final da sua vida, você vai precisar da chave para abri-la e poder entrar na Minha casa, onde tudo é amor. Mas esta chave não vai lhe custar nada. Basta estender a mão agora mesmo que Eu lha darei. A chave é o Meu Filho: Jesus. Eu lhe estendo esta chave agora mesmo e digo: “Pode ficar com ela, porque Eu o amo”. É como se Eu estivesse lhe oferecendo a chave do cofre dos Meus tesouros, dizendo: “Esta chave é sua porque Eu o amo”. Com ela, você pode abrir o cofre e ver que está cheio de tesouros.
Então, receba a Minha chave, a chave que vai tornar possível que viva Comigo para sempre. Diga apenas: “Sim, Deus, eu quero a Chave da Vida, quero o Seu Filho Jesus, a Chave do Seu cofre. Eu a recebo. Eu a aceito.” E assim, esta Chave será sua para sempre.
Eu o amo. Você é Meu filho e Eu lhe dou a Chave da Minha herança, a Chave do Meu cofre, a Chave da Eternidade! Ela é sua, se você somente a receber.
Com amor, para sempre
O Seu Pai do Céu
O EVANGELHO DE SÃO JOÃO!
(João, 3:16)
- Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
(João 14:1/2)
- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
(João 14:6)
- Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
(João, 15:1 a 5)
- Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda.
- Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
(João 8: 31/32)
- Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim, nada podeis fazer.
- Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
O EVANGELHO DE MATEUS!
MATEUS, Capítulo 6
I- Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo quanto ao quer haveis de vestir. Não é a vida mais que o alimento e o corpo mais que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Por ventura não valeis vós muito mais do que as aves?
Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?
II- E por que andais ansiosos quando ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer um deles.
III- Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas.
IV – Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES...
MATEUS – Capítulo 5
1. Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus;
2. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados;
3. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra;
4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos;
5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia;
6. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus;
7. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus;
8. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
9. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
- Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
- Vós sois a luz do mundo.
Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; e nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontram na casa.
- Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
CONFIE...
As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.
Convite!
Vamos orar rapidinho?
Hoje, Senhor, agradeço pela noite maravilhosa, pelo cobertor que me aqueceu, pelo meu alimento, por mais um dia de trabalho.
E principalmente por mais um dia de vida.
Abençoa, Senhor, meus amigos e inimigos, porque eles também precisam de Ti.
Abençoa, Senhor, o meu amigo que está lendo esta
mensagem agora, realize os seus sonhos, lhe dê a vitória que lhe é necessária, abençoe com proteção e sabedoria seus filhos e familiares.
Com gratidão e amor eu oro, no santo nome de Jesus.
Amém!
GANHANDO E PERDENDO PESO!Por que ganho peso durante o dia e o perco enquanto durmo?
A quantidade de água no seu organismo sofre mudanças durante a noite. É impressionante o quanto a água pesa. Um galão (3,78 litros) de água pesa 3,6 kg, e 47 litros de água pesam 45 kg (no sistema métrico, 1 litro de água pesa 1 kg). Isso quer dizer que se você beber uma garrafa de um litro de refrigerante, você ganha 1 kg instantaneamente por causa da água. É uma grande mudança de peso, e acontece muito rapidamente.
Durante a noite, existem dois processos que fazem você perder peso gradualmente. O primeiro é a respiração. Cada vez que você expira, você perde um pouquinho de água (expire sobre um pedaço de vidro frio e você vai conseguir ver essa umidade). O segundo é a transpiração, também conhecida como suor através da pele. Durante a noite, esses dois processos eliminam uma boa quantidade de água.
E então você deve seguir a tradição de usar o banheiro antes da pesagem matinal. Esse processo pode eliminar 0,5 kg de água.
Uma pessoa elimina em média, em urina, cerca de 1,2 litros de água por dia, assim como 1 litro através da transpiração e da respiração. Isso equivale a 2,2 kg de alteração de peso acontecendo durante o dia.
Você deve ter ouvido que é importante tomar cerca de oito copos de água durante o dia. A respiração a transpiração e a excreção são os motivos.
VESTIBULAR
O escritor americano Rick Warren, afirma em seu livro "Uma vida com propósitos", que nós, seres humanos, fomos criados para a eternidade. E acrescenta:
"Você não está aqui por acaso".
Eu acredito nisto. Não vejo como nossa existência possa ser assim tão simples: nascer, passar pelos estágios que o "viver" nos confere e depois morrer. Assim, sem mais nem menos, sem um propósito.
Vivemos em torno de 70 anos, uns mais, outros menos, e este tempo diante da grandeza do universo, não passa de um piscar de olhos.Então, para que viver? Ah, tem de haver algo mais, algo depois da vida terrena e esse algo é a eternidade.
"A terra não é nosso lar definitivo; fomos criados para algo muito melhor".
Mas então, o que estamos fazendo aqui na terra?
Ah, parceiro, eu creio que estamos apenas prestando um vestibular. O destino, depois dele, é o andar de cima. Que pode ser muito bom para uns, e muito ruim para outros.
Se formos bem no vestibular, ou seja se vivermos aqui embaixo dentro dos princípios da justiça, que implica em decência, honestidade, moralidade, amor ao próximo, solidariedade, fraternidade, respeito e, acima de tudo, termos FÉ NO CRIADOR, estou certo que teremos um bom lugar no pavimento superior, ou seja, na eternidade. Foi o próprio Filho de Deus, Jesus, quem disse:
"Na casa de meu Pai há muitas moradas. Vou preparar-vos lugar".
Uai! Mas e quem não andar de acordo com estes princípios, para onde vai?
Ora, vai para a eternidade também. Mas, no andar de cima, seu lugar não será tão agradável como aquele reservado aos justos.
"Portanto, vivam com o devido senso de responsabilidade, não como homens que não conhecem o significado da vida, mas como aqueles que o conhecem" (Efésios, 5.15;).
Então, parceiro, vamos pensar nisso?